APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (CAO 1)

Para marcações de visitas ao Museu do CAO1:

Telef: 265 235646

Fax: 265 238889

terça-feira, 11 de maio de 2010

Estreia da Animação "O Bomboca não quer ir trabalhar?"

O nosso museu criou a animação infantil “O Bomboca não quer ir trabalhar?” para crianças dos 4 aos 10 anos e apresentou-a, pela primeira vez, no dia 30 de Abril de 2010.
“Os Pinheirinhos” foram os nossos primeiros convidados e a animação começou com uma pequena introdução realizada pela Duende Papoila e pelo Bomboca, a mascote do museu.
Em seguida, as monitoras Maria do Carmo e Ana Batista conduziram a visita, explicando como se trabalhava na oficina e como se produzia o dossier. As crianças assistiram a tudo com uma enorme atenção e curiosidade.


Com esta pequena animação, tornou-se mais fácil para as crianças compreenderem a oficina – museu e a Exposição “Nós trabalhamos com as máquinas!”. Entretanto, participaram no atelier de pintura, onde pintaram e fizeram desenhos alusivos à exposição. A “Bruxa Ana” (personagem da animação) foi a mais desenhada, apesar de ter sido a mais temida…
Para o centro a experiência foi excelente. E claro, esperamos voltar a repetir.


Cátia Assunção

Inauguração da exposição "O Canto do Elfo" no Museu do Trabalho Michel Giacometti

No dia 24 de Abril, sábado, foi inaugurada a Exposição “O Canto do Elfo” no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal – Exposição patente ao público até 3 de Julho.
Nesta exposição podemos ver e apreciar um conjunto de grandes instalações artísticas, segundo os contos do conhecido escritor Hans Christian Andersen. Os trabalhos foram criados por várias escolas e instituições, nomeadamente a Escola nº3 da A.C.M Montalvão; a Escola Básica 2,3 e Secundária da Bela Vista; o Centro Comunitário de São Sebastião; o estabelecimento Prisional Regional de Setúbal, entre outras.
O CAO1, da APPACDM de Setúbal, participou também nesta iniciativa com a construção de uma trepadeira gigante, com mais de 150 metros, que com o seu caule, folhas e flores une os cinco pisos do museu.
A Trepadeira foi concebida no CAO1 e no Museu do Trabalho e tem, na sua base, material de desperdício, como por exemplo garrafas (de água) de plástico.
Neste trabalho participaram todos os utentes do CAO1, sob orientação das monitoras Cecília e Maria do Carmo, deslocando-se uma vez por semana ao museu, onde sempre foram muito bem recebidos por todos os funcionários.
No dia da Inauguração da Exposição, foram muitos os visitantes. Depois de apresentados os vários trabalhos, e depois da brilhante actuação do Coro Infantil de Setúbal, seguiu-se o nosso grupo de dança – “ Diverte & Dança”- com uma coreografia especialmente criada para este dia.










A todos os participantes...Parabéns pelo trabalho apresentado!!

Paula Pedro